domingo, 27 de agosto de 2017

MORANDO NO EXTERIOR: PORTUGAL - O QUE ACONTECE DEPOIS DE UM ANO

Oi gente, tudo bem? Para dar continuidade aos posts "Morando no Exterior", resolvi fazer meio que um "life update" de como tem sido morar no Porto. Também vão vir por aí mais posts sobre como você se sente quando volta a sua terra natal, como fazer amizades e muitas outras coisinhas!!! Sem mais delongas, bora pro post.

Então gente, acho que nos primeiros meses foi realmente muito difícil me acostumar com o estilo de vida português principalmente porque eu não tinha contatos aqui, pessoas com que eu pudesse me relacionar e que fossem portuguesas. O fato de também ter chegado no verão acabou sendo um obstáculo, uma vez que a maioria das pessoas viaja ou/e fica fora do Porto.

Mas acho que olhando agora para trás, um pouquinho mais de um ano da minha chegada posso dizer que a minha adaptação correu até muito bem, uma vez que eu gostei tanto de viver no Porto ao ponto de não querer mais voltar a morar no Rio de Janeiro, nunca, até porque não podemos decidir morar em um lugar só porque ele é lindo e as pessoas são incríveis, tem outros fatores que levamos em consideração ao tomar uma decisão tão grande.

Acho que o maior conselho que posso dar em relação a morar fora é que tudo vem com o tempo, principalmente as amizades. Depois que as aulas começaram, TUDO ficou mais fácil, até porque eu finalmente tinha uma rotina que inclui contato com os portugueses e o jeito de vida deles. Se é difícil fazer amizades? Mais ou menos, até porque as pessoas, pelo menos aqui no Porto, são mais fechadas, mas não vou dizer que é impossível se relacionar com eles. Outra coisa que dificulta bastante o processo para nós é simplesmente o fato de sermos brasileiros. Isso faz com que logo seja associada à nós a imagem de "bandidos" e pessoas pouco confiáveis, desencadeada principalmente pela visão que eles tem de as brasileiras serem mulheres promíscuas e que querem roubar o emprego e os maridos das portuguesas (Esse último fator se aplica às mulheres mais adultas). De maneira alguma eu vim aqui falar mal dos portugueses, mas são coisas para termos em mente quando eles apresentarem comportamentos que para nós seriam um tanto quanto estranhos, principalmente por termos culturas beeeem diferentes.

Quanto ao eu dia-a-dia de estudante uma coisa que eu valorizo, e muito, é a liberdade que eu tenho para ir e vir sem me preocupar em ser assaltada ou algo do gênero. Eu tinha esquecido completamente o que era andar com o telefone guardado na minha bolsa com medo até ir ao Rio em junho, quando eu pude realmente aprender a valorizar 300X mais a realidade que eu tenho aqui. Sair da aula e poder usar o ônibus sem medo de nada, até porque vem vazio, e poder usar o telefone no wifi do próprio transporte é algo que eu nem cogitaria no Rio de Janeiro, o que dói muito dizer uma vez que eu amo minha cidade natal.

Uma coisa que também posso dizer é que sua mentalidade muda completamente depois de alguns meses aqui. Na minha opinião, eu acho muito importante ter uma mente muito aberta quando se vai morar fora no geral, porque isso vai ser extremamente necessário para você se relacionar com os outros. Tal requisito é muito necessário principalmente quando se mora em um país europeu, onde você, literalmente, conhece gente de todo mundo, chega até ser chocante haha. No Rio, eu vivia e estava em contato diariamente com uma sociedade extremamente fútil e que adora ostentação, e acho que são dois comportamentos que, se mantidos numa situação de morar fora, vão atrapalhar bastante  na sua integração numa  nova sociedade que não necessariamente segue esses mantras, por isso a necessidade de ter não só uma mente aberta como também humildade. (Lembre-se: é você que chega na terra deles, não ao contrário.)

Mas acho que você também não tem que deixar sua cultura completamente de lado, até porque os portugueses tem um certo carinho pela cultura brasileira. Em nenhum momento me senti excluída pela minha nacionalidade, ou porque eu tenho um sotaque diferente, claro, tem pessoas que não gostam, mas muitos amigos meus me pedem para ensina-los a falar brasileiro (porque o português é o que eles falam), o que me faz me sentir ainda mais incluída e abraçada pelo povo lusitano.

Finalmente, acho que depois de ter as amizades formadas, tudo vai fluir melhor. Apesar dos portugueses terem dificuldades em confiar nos brasileiros, acho que, pelo menos os adolescentes acolhem muito bem aqueles que estão chegando de fora. Sinto que criei amizades incríveis ao longo do processo e encontrei pessoas que realmente me aceitam pelo que sou, o que acho extremamente gentil da parte deles.

Mas enfim gentee, espero que vocês tenham gostado desse "retorno" do blog e do conteúdo que abordei nesse post. Se tiver alguma coisa que vocês quiserem que eu aprofunde mais, deixem nos comentários abaixo!!! Muito obrigada por terem lido até aqui!!
Beijos,
Carol.xx

Um comentário: