segunda-feira, 1 de agosto de 2016

MORANDO NO EXTERIOR: PORTUGAL - PARTE 1

Oi meninas, tudo bem???
Venho aqui contar para vocês um pouco de como foi a minha vinda aqui para Portugal e o que foi necessário, pelo menos a mim, para vir para cá .Gentee, to pensando em fazer vários posts para falar sobre como foi vir para cá!!! Então essa primeira parte vai falar mais da burocracia e documentação que é necessária para se mudar, mas na próxima postagem vou falar sobre a adaptação e como foi e está sendo haha fazer amizades e me adaptar ao estilo de vida português que, surpreendentemente, é muito diferente do nosso.
Mas enfim, bora pro post:

1 - A burocracia
Sempre que desejamos morar em um país cuja nacionalidade não temos, ou seja, quando não temos uma dupla nacionalidade, é necessário que você dê entrada em um processo para conseguir um visto de moradia. Caso você "tenha" a nacionalidade de seu país de origem, o processo se torna mais fácil, já que você não necessita de um visto para permanecer naquele país, pois você, ainda que indiretamente, porque você não nasceu no seu país de origem, é um cidadão de tal lugar.
Ainda que seja mais fácil a imigração para cá, uma vez que nós, brasileiros, não necessitamos de um visto para entrar em Portugal, ainda sim precisamos de um visto para nossa permanência definitiva, uma vez que só podemos passar no máximo 3 meses quando chegamos em Portugal, a cada vez que viermos.

Gentee, é importante sabe também que cada pessoa que vem, vem por uma razão diferente, fazendo com que cada pessoa precise de um visto diferente para justificar a vinda para Portugal, pode ser um visto para trabalhar, para estudar. Eu só não precise do visto para estudar porque eu já tenho a dupla cidadania, o que torna o processo ainda mais rápido!!
No nosso caso, eu e meu irmão já temos a dupla cidadania pelo lado da família do meu pais, que tem pais portugueses. Minha mãe já deu início ao processo de conseguir a dupla cidadania dela, e logo em breve ela também será portuguesa e poderá morar aqui definitivamente. É importante conseguir a dupla cidadania o mais rápido possível para que você possa emitir o seu cartão de cidadão, que é tipo sua identidade portuguesa. Já aos brasileiros que vem para cá morar sem a dupla cidadania, é interessante que vocês andem com uma cópia do passaporte com vocês no dia a dia, para que possam ter algum tipo de identificação com você, caso seja necessário.

Resultado de imagem para janela avião vista

Quando você chega a Portugal, é necessário criar todas aquelas coisas básicas que você tem no Brasil: NIF (que é como um CPF português), criar uma conta bancária, criar um número de telefone e por aí vai.

Espero que o post tenha sido ajudado, claro que eu escrevi aqui de forma mais resumida e simplificada o que é geralmente necessário, porque cada caso é um, então não posso simplesmente generalizar e dizer que todos vão precisar das mesmas coisas.
Espero que tenham gostado, e fico ansiosa para postar o mais rápido possível a segunda parte!!!
Beijo para todos,
Carol.xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário