quarta-feira, 3 de agosto de 2016

MORANDO NO EXTERIOR: PORTUGAL - PARTE 2

Oi meninas, tudo bem????
Primeiro de tudo, queria agradecer a vocês por terem lido a parte 1: Burocracia!!! (se você não leu, clique aqui). Espero que tenham gostado haha. Bom, trouxe agora a parte 2 que, como prometido, vai falar sobre como tem sido minha adaptação aqui em Portugal.
Então, bora pro post:

2 - A Adaptação:
Então gente, por mais que não pareça, o estilo de vida e o cotidiano dos portugueses é beeem diferente do nosso! Definitivamente posso dizer que o vocabulário, para mim, está acabando por dar bastante trabalho, porque, apesar de ser a mesma palavra, diferentes palavras representam a mesma coisa, e agora tenho que me acostumar com a versão portuguesa, literalmente. Já o sotaque estou achando mais fácil de ser compreendido, já estando aqui há mais de 1 mês. Claro que no início é difícil, mas quanto mais exposição você tiver a ele, mais fácil será!
Agora, você não aprende isso do dia para a noite, você precisa sair e conviver com as pessoas para melhorar cada vez mais, e foi exatamente atrás disso que fui. Uma das coisas que mais têm me ajudado a fazer amigos são os campos de férias, ou, em português brasileiro, as colônias de férias. Como escrevi no post falando sobre a primeira semana aqui em Portugal (clique aqui), além de ter feito o curso de arquitetura, que me ajudou principalmente com o sotaque, os campos de férias tem tido um resultado beeem maior no quesito de ter me ajudado a fazer amigos. No primeiro dia, obviamente, eu me senti deslocada, pelo fato de que não conhecia ninguém, mais depois disso, só tive sorte. As pessoas que conheci têm sido incríveis comigo, além de terem sido super receptivas!! Nenhuma delas, eu sinto, me trataram com desprezo, ou falaram mal de mim, principalmente por causa da minha nacionalidade. Pelo contrário, descobri que eles adoooram brasileiros, e digo mais uma vez, fui super bem acolhida pelas pessoas do meu grupo (13-14 anos).


Além disso, é muito importante que você explore e aproveito ao máximo a sua rede de contatos ou contactos haha, eu conheci duas meninas super fofas atráves de amigos aqui em Portugal, uma espanhola e outra inglesa!!! Isso definitivamente também ajuda, além de, no meu caso, me ajudar a desenvolver as outras línguas que eu falo.


O campo de férias que eu fiz foi o Summer Clip e, sério, me diverti muito! O legal é que toda quinta, dois monitores acompanham os grupos de 11-12 e 13-14 para um acampamento em algum lugar próximo do Porto, e cada semana é um lugar diferente, o que ajuda muito a nos integrar, levando em conta o fato de dividirmos o quarto com outras pessoas da nossa idade.


Mas até agora tudo isso foi o que aconteceu e, sinceramente, não poderia estar mais feliz, porque logo nas primeiras semanas sentia que tinha feito uma escolha terrível em me mudar para cá, por não ter amigos portugueses e etc, mas definitivamente agora que fiz amigos aqui tudo se tornou melhor, e espero que no primeiro dia de aula não seja diferente haha.


Mas gente, espero que vocês tenham gostado desse post! Eu adoro contar para vocês como está sendo minha experiência e isso faz com que pareça que estamos mais próximos, apesar doa 8000km que nos separam fisicamente haha. Bom, mas a parte 3 estou pensando em fazer já sobre o primeiro dia de aula, que com certeza vai ser bem marcante haha. Mais uma vez, muito obrigada por terem lido até aqui, vocês não sabem o quanto me deixa feliz!!!!!
Beijo para todos,
Carol.xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário